Cinema

Leonor Teles

“Balada de um Batráquio” + “Terra Franca”

22 de Maio \ 10h00 + 14h30 > Auditório Municipal

“BALADA DE UM BATRÁQUIO”

Anasce aquando de uma revelação – a tradição portuguesa de colocar sapos de loiça à entrada de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais para afastar e impedir a frequência de pessoas ciganas. Através da minha história pessoal pretendi chamar a atenção para um comportamento crescente que se aproveita da crença e da superstição como forma de menosprezar e distanciar outros seres humanos.
O filme surge então com o pressuposto, talvez ingénuo, de acção, de uma atitude possível de mudança.

Duração: 11 min

Parceira de Programação de “Balada de um Batráquio”: Portugal Film – Portuguese Film Agency

“TERRA FRANCA”

À beira do Tejo, numa antiga comunidade piscatória, um homem vive entre a tranquilidade solitária do rio e as relações que o ligam à terra. “TERRA FRANCA” retrata a vida deste pescador, atravessando as quatro estações que renovam os ciclos da natureza e acompanham as contingências da vida de Albertino Lobo.

Longa-metragem vencedora do Prix Internacional de la Scam no Cinéma du réel – Festival international du film documentaire.

Duração: 80 min

Rúben Gonçalves

24 DE MAIO | 14H00 > Auditório Municipal

Documentário tripartido “Infância, Adolescência, Juventude”, é um documentário que retrata as diferentes fases do percurso dos alunos dentro da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional. Um espaço onde as aptidões e as paixões são postas à prova. Rúben Gonçalvesacompanha três momentos fundamentais do percurso escolar: o processo de selecção e as primeiras aprendizagens, o final do 9º ano quando há que tomar uma decisão e o final do secundário, com a descoberta do palco. Três andamentos que encontram em cada indivíduo o reflexo de diferentes gerações.