SOBRE
A ASSOCIAÇÃO

A Um Ponto no Planalto é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, com sede na vila de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu.
A associação centra a sua missão no levantamento e dinamização de culturas ligadas a territórios de baixa densidade populacional e promove o seu contacto num diálogo aberto com as artes performativas e contemporâneas. Cultivando uma autonomia pessoal e coletiva capaz de desenvolver múltiplas liberdades, contribui para a formação integral da pessoa, não só do ponto de vista da consciência, como também do sentimental.
A sua visão alicerça-se ao estabelecimento de uma relação direta com os vários agentes culturais e criativos sediados numa região alargada, com vista ao desenvolvimento sócio-territorial de estruturas de criação e artistas independentes. Procura, assim, criar a potencialidade de cooperação e superação de barreiras territoriais na difusão de eventos culturais e na divulgação do potencial artístico e cultural emergente.

Deste modo, a Um Ponto no Planalto centra-se no desenvolvimento das seguintes atividades:

  • Curadoria de projetos;
  • Programação e direção artística do PLANALTO –  Festival das Artes;
  • Apoio à produção de projetos artísticos;
  • Criação de protocolos de cooperação (locais, regionais, nacionais e internacionais) que garantam a construção de territórios culturais e humanos em constante regeneração;
  • Serviço educativo.