JOSEFA PEREIRA

“HideBehind”

Hidebehind é um monstro que habita florestas escuras e que nunca pode ser visto ou ter a sua forma descrita. Por possuir a incrível habilidade de estar sempre escondido atrás de algo ou de alguém, provoca misteriosamente o desaparecimento para sempre daqueles que consegue capturar.

Ao caminhar e ser movida por este solo perigoso, entre pólos aparentemente opostos – frente e trás, começo e fim, presença e ausência, realidade e ficção, humano e inumano, norte e sul – evoca-se um contínuo potencial, uma força cíclica para tensionar e friccionar extremidades estranhas.

Ficha Técnica

CONCEÇÃO E PERFORMANCE | Josefa Pereira
DESENHO DE LUZ | Josefa com Aline Santini
DURAÇÃO | 35 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA | M/12

Josefa Pereira, performer e coreógrafa, interessa-se pela pesquisa de conceitos como coletividade, presença e gestualidade, utilizando o corpo como campo de tensão estético e político. De origem brasileira, reside atualmente em Portugal, país onde tem desenvolvido momentos de investigação, colaboração e participação com outros artistas e onde atualmente integra, como bolseira, o mestrado no programa DAS Choreography da Amsterdam University of Arts pela Fundação Calouste Gulbenkian.

30 de agosto
16h

Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro

+ CONVERSA PÓS-ESPETÁCULO

Denisa Sousa conversa com Josefa Pereira

Denisa Sousa, licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, foi jornalista durante mais de dez anos em várias publicações, entre as quais no extinto O Comércio do Porto e no Jornal de Notícias. Natural de Moimenta da Beira, criou uma empresa de livros personalizados, período durante o qual escreveu perto de uma centena de livros. Depois de 23 anos em Braga, quis voltar à sua terra, onde, desde há três anos, em colaboração com a Câmara Municipal, continua a dedicar-se a projetos de escrita e cultura.