SOBRE
O PLANALTO FESTIVAL

O PLANALTO – Festival das Artes é um projeto dinamizado pela Um Ponto no Planalto, associação cultural. Em articulação com diversas associações e instituições locais, regionais e nacionais, decorre maioritariamente no município de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu.

Com uma periodicidade anual, o PLANALTO representa um festival cultural multidisciplinar com uma programação cultural contínua de referência nas múltiplas disciplinas artísticas e assume os seguintes objetivos na sua realização:




1. Valorizar e dinamizar o tecido cultural e as artes do espetáculo

Valorizar e dinamizar o tecido cultural e as artes do espetáculo, através da promoção de esforços e iniciativas que permitam o reconhecimento e o desenvolvimento saudável e sustentável do setor das artes do espetáculo e dos seus profissionais.

2. Impulsionar o envolvimento social e territorial
numa educação pela arte

Impulsionar o envolvimento social e territorial numa educação pela Arte, afirmando o papel das artes na existência humana como via determinante para a promoção da inclusão, igualdade, encontro de culturas e respeito pelo património e para o fomentar da pluralidade enquanto desenvolvimento pessoal e comunitário.

3. Promover a democratização no acesso a uma cultura
mais participada e acessível

Promover a democratização no acesso a uma cultura mais participada e acessível a todos os cidadãos, independentemente dos territórios geográficos em que se insiram.

4. Desenvolver a estruturação de redes de trabalho conjunto

Desenvolver a estruturação de redes de trabalho conjunto entre associações, cooperativas, fundações e instituições culturais e sociais.

5. Fomentar a partilha de informações, ideias e experiências

Fomentar a partilha de informações, ideias e experiências de interesse comum aos seus membros e a todos os profissionais que desenvolvem a sua atividade no setor cultural.

6. Promover a qualidade de vida e a consciência e coesão social

Definir políticas e ações participativas que se possam traduzir em apoios a projetos culturais que promovam a qualidade de vida e a consciência e coesão social.