09.07

13h

Praia Fluvial de Segões
Às margens do Paiva, as trutas em escabeche e as papas de relão
ALMOÇO COMUNITÁRIO

ESTA ACTIVIDADE REQUER INSCRIÇÃO. + AQUI.

Depois da emocionante experiência de 2019, em que juntámos mais de 60 pessoas no evento “Dona Isabel faz moamba e dançamos funáná”, em 2022 voltamos a sentar-nos “à mesa”.

Num desafio lançado pelo festival à Associação Cultural e Recreativa de Segões, idealizou-se um almoço comunitário com ligações gastronómicas, históricas e geográficas a uma das mais belas aldeias do concelho.
“Às margens do Paiva, as trutas em escabeche e as papas de relão”, será um almoço comunitário inspirado nos piqueniques que se fazem entre famílias e amigos. Depois de uma caminhada ao longo do Parque Paiva Natura e de um concerto nas margens do rio, chegamos para saborear as trutas daqui saídas, às quais se juntam as papas de relão, feitas de milho esmagado pela mó dos moinhos da aldeias, lavado em diferentes águas para sair o casculho e cozinhados em potes de ferro. 

Depois é aproveitar a tarde para mergulhar nestas que continuam a ser das águas menos poluídas da Europa.



INSCRIÇÃO: 10,00 eur.

INFORMAÇÕES DE TRANSPORTE: Haverá opções de ida e volta em transporte coletivo entre Moimenta da Beira, Soutosa e Segões. Para mais informações contactar: producaoplanaltofestival@gmail.com