09.07

10h

Ponto de Encontro: Fundação Aquilino Ribeiro, Soutosa
Destino: Praia Fluvial de Segões
Rio Paiva abaixo, por andurriais aquilinianos,
entre brejos e urzais
CAMINHADA CULTURAL

ESTA ACTIVIDADE REQUER INSCRIÇÃO. + AQUI.

Da casa de Aquilino Ribeiro, em Soutosa, ao penedal que em fuga da sanha policial o abrigou, seguindo pelas margens do Paiva, suas leiras e levadas, até Segões. Este rio “que dá brancura à terra, que é negra, a sua sertanzada de bogas, umas vezes por outras, e fornece a lima aos campos donde extraem o principal da sua manja.”

Por entre amieiros, freixos e carvalhais, o Paiva por onde passa leva vida, a dar de beber à fauna vária, a animar as mós de outrora, leito de trutas e bogas, toupeiras e lontras, lagartos e salamandras. Pelas margens acorrem a dessedentar-se a raposa, o javali, o coelho e o lobo. Entre a ramaria voejam rolas e tentilhões, pintassilgos e poupas, pica-peixes e narcejas, maçaricos e marantéus.

Biografia:

Paulo Neto é professor aposentado e diretor da revista literária “aquilino”, que tem como propósitos homenagear o escritor Aquilino Ribeiro, promover a sua obra de mais de cinco décadas e cativar novos leitores. É também fundador e dirigente da plataforma online ruadireita.pt.

Percurso: 6 km | Grau

Dificuldade: Baixo | Duração: 2 horas

INFORMAÇÕES DE TRANSPORTE: Haverá opções de ida e volta em transporte coletivo entre Moimenta da Beira, Soutosa e Segões. Para mais informações contactar: producaoplanaltofestival@gmail.com